Postagem em destaque

Atenção!

Atenção, meu caro leitor. Se por algum acaso chegou até esse blog por X motivos, espero que não se atreva a ler nada que contenha nele a não...

domingo, 30 de outubro de 2016

Os 4 Tipos de Amor

Ouvi dizer que existem quatro tipos de amor. Eu, sendo a pessoa que sou e conhecendo meu interior como conheço, soube desde o início que me interessaria pelo assunto. Fui ler um pouco mais sobre isso e acabei por me deleitar com o assunto. Toda a leitura sobre o amor e suas formas de manifestação me trouxeram a nostalgia dos tempos de descoberta da filosofia e deixou em mim aquela vontade platônica de cursar uma faculdade de filosofia.

Os tipos de amor são: Storge, philos, ágape e eros.

Storge é um amor familiar. Com família, incluímos todos os tipos de família. É um amor quase incondicional, mas pelo o que entendi, ele é mais uma força de obrigação do que de vontade.

Philos é um amor psicológico. É amar por conta das características/virtudes/personalidade do outro.

Eros é um amor sexual. Ele é um amor pelo corpo e a sua intensidade é medida pela atração sexual.

Ágape é o amor ao próximo, incondicional de qualquer forma, ele não precisa receber para ser dado, ele simplesmente existe e é seguido sem questionamentos.

Realmente belo pensar que esse assunto já passou pela cabeça de tantas pessoas e que, em épocas mais distantes, esse sentimento tão abstrato era tão conceituado e dividido.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Aleatório

Vendo um certo vídeo de matemática na internet (Do VSauce), me deparei com a seguinte pergunta "O que, de fato, é aleatório". Obviamente não pude desenvolver uma resposta na hora, mas nem precisei, porque o vídeo me encaminhou a isso. Mas, sinceramente, o que é aleatório? Pense bem nisso. A definição de aleatório seria algo que acontece de forma completamente imprevisível, característica de um evento que não se determina. Quer dizer, pai Google disse "Que depende de acontecimento incerto", as respostas foram quase iguais.

Mas o que é, exatamente, um acontecimento incerto? Seria um acontecimento que não depende de nada para acontecer. Isso é, no mundo macroscópico, infelizmente, impossível, pelo menos até o presente momento. Tudo bem, podemos afirmar que a um dado ser jogado, o resultado será aleatório e a probabilidade de que cada face saia é de 1 sobre 6. Mas isso não é verdade. As chances existem, mas elas são dadas de forma apenas matemática, usando de resultados gerais e não de determinações físicas. Tudo depende para que um determinado lado do dado saia. A altura que foi jogado, o lado que inicialmente estava virado para cima, velocidade horizontal e vertical, frequência do giro em torno do seu ponto central, elasticidade de seu material, espessura, composição interna e dezenas de outras coisas mais. Assim sendo, um dado já tem seu resultado determinado a partir do momento em que é jogado para cima.

Algo aleatório de verdade seria possível apenas se nenhum desses fatores influenciassem no resultado. Num mundo onde a aplicação pura da física é a mínima que for, a situação se complica fortemente. Achar um evento que não depende de fatores anteriores para determinar resultados é extremamente raro e mesmo os mecanismos de randomização mais confiáveis não são exatamente aleatórios. Existem exemplos de aleatoriedade em partículas atômicas, das quais não vou tratar, já que meu conhecimento em física não é tão grande. Entretanto, saiba apenas que alguns eventos dos átomos são, grosso modo, aleatórios.

Imagine agora um sistema criado para definir resultados 100% aleatórios. Não consigo imaginar como isso seria possível, mas é uma ideia interessante. Um bom exemplo de aleatoriedade pura está presente no primeiro livro da "triologia dos cinco" de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Lá, existe um mecanismo que permite eventos aleatórios no universo. O livro retrata tudo de forma muito cômica e não é esse gerador de probabilidade infinita, como é chamado o mecanismo de aleatoriedade no livro, que ficaria fora disso. Recomendo a leitura, ótimo livro!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Nnnnnnnnnnnn

Nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Azul

Eu a vi há cinco meses atrás, num consultório. A aparência dela me chamou muito a atenção, o que instantaneamente fez com que eu tivesse a vontade de desenhá-la. Entretanto, não tive coragem de ir falar com a garota por alguns motivos, logo, não pude fazer o desenho. Até tentei, mas não deu muito certo.

Depois de 5 meses eu a encontrei novamente na internet. É fato que eu estava procurando-a havia muito tempo, mas sem sucesso. Foi só depois de uma inocente busca na lista de comparecidos de um evento de minha cidade no Facebook que tive o prazer de achá-la, fazer um desenho, mandar para ela e até mesmo começar uma nova amizade- Coisa que eu não estava esperando por agora.

É interessante pensar nisso, porque tudo isso me trás lembranças da questão do destino como era tratado na antiga Grécia. Em um determinado período da história, havia a crença de que o destino de cada um estava traçado e que este era a única coisa acima do alcance dos deuses. Grosso modo, é uma concepção de vida que admite que, indubitavelmente, o que há de se cumprir, se cumprirá.

Fiquei intrigado com o acontecimento e ainda mais, a forma da qual ele se desenrolou. Talvez fosse parte do destino que tivéssemos que nos conhecer. Digo destino não no sentido amoroso, mas no sentido literal da palavra, como se o livre-arbítrio fosse só uma ilusão ou uma enganação e que, na verdade, tudo que é determinante para a formação do indivíduo que está marcado para que ocorra, ocorrerá. É realmente uma prisão mental.