Postagem em destaque

Atenção!

Atenção, meu caro leitor. Se por algum acaso chegou até esse blog por X motivos, espero que não se atreva a ler nada que contenha nele a não...

terça-feira, 30 de agosto de 2016

O que veio antes? Deus ou a Física?

Sim, existem ateus e não, não sou contra. Compreendo a crença de cada indivíduo e entendo que elas são apenas opcionais. Todos são dotados de religiosidade, mas nem todos têm uma religião e não há problemas nisso. Entretanto, existem certos pontos que não podemos negar. Não se pode provar que alguma coisa não existe. Assim como não se pode provar que alguma coisa existe se, essa coisa em particular, não for tátil, visível, etc, enfim, passiva do entendimento de algum sentido e/ou não se apresentar concreto em nenhuma evidência que possa ser aplicada em termos gerais.

Mas muito me interessa as relações entre o Deus cristão e a física. Quando estou estudando, filosofando ou lendo textos científicos, procuro abandonar qualquer explicação religiosa, principalmente aquelas que são tão fixistas (relevando que não, não sou fixista). Ainda sim, gosto de considerar a existência tanto de um universo cristão quando da Física. Não me incomoda as contradições, elas podem viver juntas se você souber como interpretá-las de sua própria maneira. Ninguém disse que "haja luz" significa a criação do nosso Sol. Com luz, podemos entender, por exemplo, a própria luz. Sim, essa mesma, a radiação eletromagnética- Aquela que nos permite enxergar.

Seguindo esse raciocínio de mútua existência, me pergunto qual é a relação entre Deus e Física: De submissão ou de submisso. Certamente que, a meu ver filosófico, ambos existem. Mas um deles tem de ser sujeito ao outro. Não podemos ter uma física que se aplica a Deus ao mesmo tempo que este pode modificá-la. Ou um ou outro. E não, não haverá contradições se a Física se submeter a Deus. Certamente que ele está em todos os cantos ao mesmo tempo e que tudo pode fazer, mas isso não quebra a regra de que se é matéria, tem de ocupar um lugar no espaço. Ora bolas, a própria luz não ocupa um lugar no espaço, isso não faz dela algo inexistente.

A esse ponto é, na verdade, quase que impossível determinar quem está submisso a quem. Por isso elaborei minha própria explicação e achei ela muito mais interessante e simples de representar a relação entre Deus e Física. Quando pensamos em Deus, vem logo às nossas mentes aquele senhor barbudo em cima de uma nuvem, controlando toda a existência. Não. Deus não deveria ser visto como uma figura humana. Certamente que "somos feitos à sua imagem" mas isso é tão relativo quanto afirmar que café é gostoso. Uns gostam e outros não. Assim como "à sua imagem" pode ser interpretado de inúmeras formas, principalmente se considerarmos esse "à sua imagem" a simples e conhecida "razão", da qual certamente somos dotados.

A minha proposta de pensamento é que Deus, estando submisso às leis da Física seja, na verdade, a própria existência, ou seja, o próprio universo. Sendo o universo, Deus é tudo aquilo que existe e sem ele, nada existe. Ele também está em todos os cantos ao mesmo tempo e sabe de tudo, porque o tudo está dentro dele. Ele é bom porque no universo, não há caos, e sim uma harmonia que a priori parece estar desorganizada. Ele também pode fazer tudo porque o tudo que é possível, já está no próprio Deus. Também seriamos fruto de sua imagem porque tudo aquilo que é gerado dentro do universo faz parte do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário